Você conhece a água que bebe? - Terranalises

Novidades

Você conhece a água que bebe?

15 jun 2021

VOCÊ CONHECE A ÁGUA QUE BEBE?

Conforme definido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, 2020) a existência da vida depende da água – água para beber e água para cultivar alimentos.
Conhecer a qualidade da água que se está consumindo é de extrema importância em relação à saúde e segurança do consumidor.

Devido às suas mais variadas fontes, a água pode conter compostos nocivos à saúde humana, tais como agrotóxicos, metais e organismos invisíveis a olho nu os quais podem provocar doenças de forma individual ou até mesmo acarretar riscos epidemiológicos afetando a saúde de toda uma população que a consumiu.

O Ministério da Saúde é o órgão nacional responsável por definir os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Atualmente, está em vigor a Portaria Nº888, publicada em 07 de Maio de 2021 a qual estabelece parâmetros a serem analisados e seus respectivos valores máximos permitidos que definem uma água como potável.

O QUE É ÁGUA POTÁVEL?

Em julho de 2010, o Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou uma resolução que define a água limpa e segura como um direito humano tão essencial quanto o direito à vida e a liberdade. Em 2015, a ONU lançou ainda os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de ações visando à erradicação da pobreza e a proteção ao meio ambiente, que devem ser adotadas pelos países membros da ONU e atingidas até a Agenda 2030. O objetivo número “6” é garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos. Neste objetivo, são definidas como metas a distribuição de água de forma equitativa para toda a população mundial além da melhoria da qualidade da água e garantia de saneamento para todos.

Aproximadamente dois terços da Terra estão coberta de oceanos de água, mas destes, cerca de 97% do total é salgada o que a torna imprópria para o consumo. Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, o território Brasileiro conta com aproximadamente 12% das reservas mundiais de água doce e possui importantes reservatórios subterrâneos de água como o Aquífero Guarani e Furnas.

Porém uma água doce não significa o mesmo que água potável.
Devido às suas diversas fontes, a água pode estar contaminada, seja pela aplicação de agrotóxicos em plantações e infiltração via solo, pela contaminação microbiológica, pelo arraste de sujidades até os pontos de abastecimento, etc. Diversos fatores podem ocasionar a presença de componentes tóxicos, desagradáveis e nocivos à saúde na água de consumo humano.

Em caráter nacional, a legislação que define os padrões de potabilidade de água para consumo humano é a Portaria Nº 888, publicada em de 07 de Maio de 2021. Segundo a portaria, água potável pode ser definida como uma água que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido na legislação e que não ofereça riscos à saúde.

A legislação determina valores máximos permitidos de compostos que podem ser encontrados na água. Após uma análise de potabilidade, os resultados da água analisada não devem exceder o valor determinado na legislação.

COMO SABER SE A ÁGUA É POTÁVEL?

O padrão de qualidade da água de abastecimento municipal é monitorado através de análises periódicas da água. Pessoas físicas que disponham de outras fontes de abastecimento de água também podem realizar análises a fim de verificar a potabilidade da água que se está consumindo.

Essa análise deve ser capaz de identificar a presença de microrganismos e substâncias químicas presentes na água, conforme parâmetros determinados na Portaria Nº 888. Os resultados das análises da água são posteriormente comparados com os valores máximos estabelecidos na legislação, a fim de que, verifique-se se a água atende ou não os padrões de potabilidade determinados.

A Portaria Nº 888 abrange aproximadamente 130 parâmetros, os quais estão divididos em tabelas de padrão de potabilidade, separados por substâncias orgânicas, inorgânicas, agrotóxicos e metabólitos, subprodutos desinfecção, compostos organolépticos e padrão bacteriológico.
Uma água potável pode ser considerada a água cujos resultados das análises apresentem-se com os valores inferiores aos valores máximos dos parâmetros estabelecidos na legislação.

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DAS ÁGUAS

Ao destinar uma água para análise, a escolha do laboratório que irá realizar os ensaios é uma etapa fundamental do processo. O consumidor/empresa deve buscar por laboratórios que tenham uma cadeia de rastreabilidade assegurada, que utilize padrões certificados em seus processos, equipamentos calibrados e que disponha de um sistema de gestão de qualidade devidamente implementado.
No âmbito nacional, laboratórios que são acreditados pela Norma ISO 17025, para os ensaios a serem realizados atendem aos requisitos de rastreabilidade, assegurando ao cliente confiabilidade dos resultados analíticos gerados.

Caso você deseje saber mais sobre a qualidade da água tratada no seu município, você pode entrar em contato diretamente com a empresa municipal responsável pelo abastecimento, tratamento e distribuição.

Quer saber mais sobre o assunto, confira nossos serviços acessando nosso site.

IR PARA NOVIDADES

Veja também