Tipos de análise de solo - Terranalises

Novidades

Tipos de análise de solo

10 jul 2022

A análise de solo é uma etapa primordial que ajuda a garantir o sucesso da produção agrícola. Conheça os diferentes tipos de análise de solo.

A análise de solo é uma etapa extremamente importante para o produtor rural que busca sucesso no seu empreendimento. Independentemente da cultura, a análise de solo é fundamental para verificar as potencialidades da produção.

Existem vários tipos de análise de solo, e cada um deles tem uma função específica na agricultura. O agricultor precisa saber quais tipos de análise de solo são necessários para cada etapa de sua produção.

A importância da agricultura brasileira
O Brasil é um país muito rico em termos de agricultura, e é a base de alimentação de muitas outras nações. E não somente isso, mas o solo brasileiro é um grande berço de muitas outras commodities e matérias-primas que são utilizados na indústria. Exportados ou beneficiados aqui dentro do país, esses bens são transformados em produtos de uso na indústria, no comércio e na sociedade em geral.

São os casos de grãos, como arroz, soja e milho, por exemplo. Estes bens são consumidos por toda a população brasileira, e também por estrangeiros que importam nossos grãos. Ou então da cana-de-açúcar, que além do próprio alimento, é utilizada para a produção de Etanol e de energia.

Há ainda a importância do solo para a manutenção da pecuária em padrões elevados do mercado. O fornecimento de carne, leite e derivados, além da fabricação de rações e outras atividades. Sendo assim, é possível notar que o agronegócio brasileiro tem um papel preponderante no enriquecimento do país. O setor representa 27,4% sobre o total do PIB brasileiro.

Portanto, é grande a responsabilidade de agricultores e produtores rurais para garantir a qualidade do solo. Independentemente da atividade, esse é um fator essencial buscado pelo mercado, e só a análise de solo pode assegurar a qualidade do solo.

Por que fazer a análise de solo?
Diante dos fatos e dos números apresentados anteriormente sobre o agronegócio brasileiro, falemos sobre a análise de solo. Conforme citado, a análise de solo serve para garantir a qualidade do terreno utilizado para a produção rural. As análises mostram se a área atualmente garante potencial de produção, ou se alguma intervenção é necessária. A depender do diagnóstico, adubação e calagem são as ações mais comumente indicadas para correção do solo.

Porém, não apenas para isso, mas também para determinar os níveis de produção de uma área. Ou seja, a análise de solo pode identificar o potencial produtivo do solo, demonstrando sua força e qualidade.

A análise de solo identifica quais nutrientes estão em falta, ou quais os fatores químicos do solo limitam o crescimento das plantas. Com essas informações, é possível ao produtor obter maiores rendimentos da exploração agrícola.

Ele ainda pode economizar no uso de elementos usados para a correção e potencialização do seu terreno. Além dos ganhos financeiros, há ainda os benefícios para a natureza e para o meio ambiente. Sem contar que, no Brasil, muitas instituições financeiras solicitam a apresentação da análise de solo para fornecer financiamentos. O documento é pré-requisito para a obtenção de investimentos e de crédito rural em bancos e financiadoras.

Tipos de análise de solo
Fundamentalmente, existem quatro tipos de análise de solo:

Análise Química Completa
Análise Química Básica
Análise Física
Análise do Extrato de Saturação

Cada uma delas possui uma função diferente, apresentando informações precisas sobre a área analisada. Com os exames é possível conhecer a estrutura do solo, os nutrientes disponíveis nele e seu potencial de produção. A partir de agora, vamos detalhar os tipos de análise de solo, identificando sua participação na verificação da qualidade do terreno. Vamos abordar também questões ligadas ao período em que se deve fazer cada uma delas.

Análise Química Completa
Toda lavoura precisa de elementos para nascer, crescer e sobreviver. A esses elementos damos o nome de nutrientes, que são divididos em micronutrientes e macronutrientes. Os primeiros, os micronutrientes, são aqueles dos quais a planta tem necessidade de pequenas porções. Já os macronutrientes são os elementos de alta necessidade das plantas, demandando níveis maiores para sua sobrevivência. E a Análise Química Completa é fundamental para se verificar a presença - e a quantidade - desses nutrientes no solo.

Além disso, a Análise Química Completa é utilizada em alguns casos muito específicos. Entre eles, podemos citar o caso de novas localidades, onde não existe nenhum dado sobre o local, ou as informações são insuficientes. Também pode ser usada quando houver uma alteração significativa na lavoura, como no caso de mudanças no sistema produtivo.

Este tipo de análise é recomendado também para os casos de doenças graves e outros problemas que atinjam a produção. Aqui entram problemas nutricionais, perda de produtividade e deficiência na safra anterior. Os dados da Análise Química Completa revelam ao agricultor as causas desconhecidas de um sintoma aparente na lavoura.

Análise Química Básica
Já a Análise Química Básica, como o próprio nome indica, pretende apresentar as principais informações do solo. Trata-se de uma verificação de rotina, e é recomendada que seja feita ao menos uma vez por ano.

O solo manejado naturalmente afeta a presença e os níveis de nutrientes. Portanto, este tipo de análise de solo identifica a integridade do solo que já passou pelo processo de manejo. A disponibilidade de nutrientes no solo é diretamente influenciada pelo plantio, independentemente do tipo. Seja ele direto ou convencional, com ou sem rotação e outras ações no solo.

Com a Análise Básica do Solo, o agricultor ou produtor rural pode realizar as intervenções necessárias de maneira mais consciente. Ou seja, os dados coletados no exame permitem conhecer exatamente a quantidade ideal de aplicação de fertilizantes no solo. Desta forma, o produtor rural está evitando o desperdício, contribuindo para a economia do seu negócio e para a sustentabilidade.

Análise Física
Por sua vez, a Análise Física do solo apresenta as características estruturais do terreno. Este tipo de análise de solo revela, em porcentagem, os níveis de argila, silte e areia de nas partes da área examinada. Este terceiro tipo de verificação, é solicitada quando o produtor busca ainda mais eficiência em sua produção.

As informações colhidas auxiliam tanto no manejo de nutrientes, bem como no uso de defensivos agrícolas.
Análise do Extrato de Saturação
O último dos tipos de análise de solo é a Análise do Extrato de Saturação, que dentre outros elementos mede a condutividade elétrica presente na amostra. A obtenção de informações quanto à salinidade do terreno é o intuito deste tipo de análise de solo.

Vale destacar que podem existir algumas alterações no laudo desse tipo de análise, a depender do período da amostragem. Por exemplo, em períodos secos, os níveis de sal no solo podem se apresentar maiores do que em dias chuvosos.

É igualmente importante lembrar que a salinidade do solo não é, necessariamente, boa ou ruim. Isso depende de alguns fatores, por exemplo: para combater nematóides, a carga de sal encontrada no solo precisa ser mais elevada. Porém, esse mesmo nível de sal também pode prejudicar a plantação, exigindo dela maior consumo de água.

Escolha o laboratório certo para fazer a análise do solo
Conforme você pode ver, a análise de solo é uma atividade extremamente funcional e eficaz para o produtor rural. Destas análises dependem o sucesso das plantações, e o crescimento do negócio. Sendo assim, é imprescindível que o agricultor ou o produtor rural tenha como parceiro, um laboratório técnico e comprovadamente profissional.

O Terranálises Laboratório de Análises Ambientais é o parceiro ideal do produtor rural. O Terranálises trabalha para colaborar com o crescimento e a expansão dos negócios do agricultor. Sempre zelando pela qualidade das plantações, e levando em consideração todos os aspectos da sustentabilidade ambiental.

O Terranálises Laboratório de Análises Ambientais possui os selos de qualidade mais importantes do segmento. Possuímos o selos de qualidade da da Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e de Tecido Vegetal dos Estados do RS e SC (ROLAS 2021). Além disso, temos o selo da Comissão Estadual de Laboratórios de Análises Agronômicas (CELA-PR). e do Programa de Qualidade de Análise de Solo do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
O Terranálises é um Laboratório aprovado pelo PAQLF. Para análises de tecido vegetal, o Laboratório participa do PIATV o qual lhe assegura o selo de qualidade de seus resultados.

Contamos também com a acreditação perante a ISO 17025:2017 para as matrizes solos e tecido vegetal, que destaca o profissionalismo do Laboratório.

No Terranálises, o produtor tem tudo o que ele necessita para o sucesso de sua lavoura tratando-se de análises. Agilidade, transparência, eficiência e segurança são o compromisso do Terranálises com todos os nossos parceiros. Trabalhamos com tecnologia de ponta, assegurando resultados precisos e assertivos a todos os clientes.

Portanto, entre em contato agora mesmo com a equipe técnica do Terranálises, e solicite sua análise de solo.

IR PARA NOVIDADES

Veja também