Análise de Água Superficial - Terranalises

Novidades

Análise de Água Superficial

31 jul 2022

A análise de água superficial verifica a qualidade da água de rios, lagos e mares. Saiba mais sobre a análise de água superficial.

A qualidade da água de rios, lagos e mares é fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra. Toda a natureza usufrui desses recursos, sendo indispensáveis para a nossa sobrevivência. Sendo assim, a análise de água superficial é uma tarefa indispensável para garantir a qualidade deste recurso natural.

Assim como outras análises ambientais, a análise de água superficial permite o desenvolvimento humano sustentável. Portanto, a garantia do equilíbrio ambiental também passa pela conservação dos recursos hídricos.

A água superficial e a vida
70% da superfície do nosso planeta é coberta por água, porém menos de 1% desse total é própria para consumo. 97% da água existente na Terra estão nos mares e oceanos, portanto, a maior parte do que temos disponível é de água salgada. Ou seja, apenas 3% deste total é de água doce, encontrada em rios, lagos e cachoeiras, por exemplo.

Estes números trazem, ainda, outra preocupação que é primordial para o ser humano. Destes 3%, quanto nós imaginamos que dessa água doce nós podemos aproveitar, de fato? É triste saber que uma porção considerável deste pequeno total é imprópria para o consumo. Seja pelo mau uso dos recursos, pela poluição dos córregos e rios, pela deterioração de lagos e cachoeiras.

O ser humano necessita fundamentalmente da água para sua própria sobrevivência. Utilizamos a água de várias maneiras, dentre elas para:

Ingestão;
Preparação de alimentos;
Higiene pessoal;
Ingestão, alimentação e higiene de animais de estimação;
Utilização no agronegócio;
Uso na indústria;
Via de transporte.

O impacto do desenvolvimento humano nas águas superficiais
Com a globalização e as viagens marítimas, o homem alcançou grandes feitos e pode expandir suas fronteiras e limites. A expansão das cidades e dos centros urbanos também trouxe importantes conquistas para a humanidade.

Desenvolvimento econômico com o uso da tecnologia, evolução nos meios de transportes e incremento na ciência são algumas delas. Contudo, como é de conhecimento geral, toda transformação acarreta algum impacto. Geralmente, esse impacto ocorre no meio ambiente, e afeta os recursos naturais que asseguram a vida humana e animal no planeta.

Não raras vezes, o impacto do desenvolvimento humano é desproporcional aos benefícios gerados. E a eles devemos uma série de mudanças que vemos na Terra, como o aquecimento global, por exemplo.

Indústrias e empresas geram impactos importantes nas águas superficiais. Indústrias que não seguem as normas e os padrões estabelecidos por lei são agentes poluidores de rios e lagos. O descarte incorreto de efluentes industriais, por exemplo, causa enormes prejuízos à natureza.

Sendo assim, elas devem se atentar para a preservação ambiental, especialmente em relação à água. Além de garantir a sua qualidade, é necessário também assegurar que este recurso seja mantido em níveis suficientes.
A importância da análise de água superficial
Diante do que foi abordado, podemos identificar a importância da análise de água superficial para as empresas. Somente garantindo a sustentabilidade ambiental é que o ser humano pode continuar evoluindo.

A destinação final dos resíduos domésticos e industriais ainda é um grande desafio para a maioria dos países. Seu descarte pode acarretar inúmeros transtornos para o meio ambiente. Um dos principais deles é a contaminação das águas superficiais, como rios, lagos e mares e demais recursos. Como consequência direta são observados graves danos à saúde do ser humano e outros prejuízos à natureza.

As águas superficiais vêm sendo utilizadas como suporte para o descarte dos resíduos gerados pelo homem. Por isso, faz-se necessário análises físico-químicas e microbiológicas das águas superficiais, visando avaliar o seu padrão de qualidade.

A análise de água superficial identifica diversos fatores que podem prejudicar a natureza e a vida na Terra. A superexploração dos aquíferos e a contaminação dos corpos d’água são alguns deles.

Além da própria água em si, outros indicadores também são observados, com destaque ao manejo do solo. O uso excessivo de agrotóxicos, por exemplo, pode trazer grandes prejuízos à lavoura e à saúde humana. Salinização do solo, erosão e assoreamento das margens de rios e córregos também são identificados.

E é justamente a análise de água superficial que faz o monitoramento de rios e lagos. Os indicadores contribuem para evitar a contaminação de rios, lagos e mares, que destroem a natureza e degradam recursos. Além de colocar a saúde e a qualidade de vida do homem em risco, a poluição mata a fauna e a flora destes locais.

Análise de água superficial faz a investigação das possíveis alterações nas características da água. Sejam elas físicas, químicas ou biológicas, provocadas por qualquer tipo de intervenção.

Resolução CONAMA N° 357/2005
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) definiu as diretrizes ambientais que tratam dos corpos d’água. A Resolução 357, de março de 2005, dispõe sobre a classificação dos corpos de água e dá diretrizes ambientais para o seu enquadramento. Além disso, a norma estabelece as condições e a padronização do lançamento de efluentes neles.

O Capítulo I do documento traz as definições técnicas sobre os termos utilizados na padronização. Aqui são definidos o que são águas doces, salobras e salinas, além da carga poluidora e as cianobactérias.

Nas seções seguintes, são observadas as condições padronizadas dos corpos d’água, como:

As condições de qualidade de água
Os padrões de qualidade de água
Padrões para corpos de água onde haja pesca ou cultivo de organismos para fins de consumo intensivo.

As tabelas de indicações utilizadas no documento servem tanto para água doce, quanto para águas salobras e salinas.


Terranálises: compromisso com a análise da água
Apesar de essencial para a continuidade da vida humana na Terra, o desenvolvimento econômico precisa ser sustentável. O progresso humano deve, necessariamente, respeitar os limites da natureza e do meio ambiente. Caso contrário, toda conquista pode se tornar insustentável a longo prazo, e a conta, mais cedo ou mais tarde, será cobrada de todos nós.

Neste sentido, a análise de água superficial é fundamental para garantirmos a subsistência deste recurso na terra. O Laboratório Terranálises trabalha em colaboração com a sociedade para contribuir com a sustentabilidade ambiental.

O Terranálises Laboratório de Análises Ambientais realiza análises em amostras de água superficial. O objetivo é verificar se a água analisada atende aos padrões estabelecidos pela legislação. Realizamos análises microbiológicas, físico-químicas, de metais pesados, cromatográficas e biológicas.

Somos credenciados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina - IMA, para realização de análises de água e efluentes . Somos cadastrados pelo Instituto Água e Terra do Paraná - IAT, e pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM -RS).


Por isso, conte sempre com o profissionalismo e a experiência técnica do Terranálises para fazer a análise de água superficial. Entre em contato com o nosso time de especialistas e solicite um orçamento.

IR PARA NOVIDADES

Veja também