Respeito ao meio ambiente: o Laboratório Terranálises é um aliado do planeta - Terranalises

Novidades

Respeito ao meio ambiente: o Laboratório Terranálises é um aliado do planeta

08 ago 2022

A análise de efluentes contribui com a sustentabilidade ambiental.
Conheça um pouco mais sobre as atividades do Terranálises e a análise de efluentes.


O cuidado com o meio ambiente é de responsabilidade de todos nós, inclusive das empresas e indústrias. Sendo um laboratório que trabalha com análise de efluentes, o Terranálises reafirma seu compromisso com a natureza.
Trabalhamos com total responsabilidade e transparência para com os resultados dos nossos parceiros. Mas não apenas isso. Nós também fazemos a lição de casa, e realizamos a análise de efluentes das nossas atividades.
O que é a análise de efluentes?
O tratamento de efluentes é uma atividade que deve ser rotineira nas empresas e nas indústrias dos mais diversos segmentos da economia. É uma tarefa que garante a responsabilidade socioambiental das empresas em todo o país.
Tratar, analisar e avaliar os resultados das análises é fundamental para assegurar que as empresas estão cumprindo a legislação ambiental. Especialmente para indústrias localizadas próximo a rios, lagos, represas e mares, chamados de corpos receptores.
Ela determina se os corpos receptores têm a capacidade de depurar diversos resíduos de matéria orgânica depositados neles pelas indústrias. Assim como outras verificações, a análise de efluentes é uma determinação legal, que deve ser cumprida.
Neste sentido, toda vez que alguma indústria precisar descartar efluentes em águas superficiais, ela deve realizar análises, a fim de, avaliar as condições do pós tratamento e se o efluente estará em condições ideais para o descarte. O Estudo de Autodepuração de Corpo Receptor é o nome dado ao levantamento que indica a capacidade de purificação das águas atingidas.
Os efluentes industriais são um dos principais agentes de poluição e contaminação dos recursos naturais. Portanto, a coleta e análise de efluentes industriais se faz tão necessária, a fim de garantir a sustentabilidade da região atingida.
A coleta e análise de efluentes verifica quanto a água residual está contaminada e qual a eficiência em relação ao tratamento que a indústria deve prover antes do despejo. A partir dos resultados das análises, é possível determinar qual o melhor tratamento para aquela água.
A análise de efluentes oferece os dados necessários que mantém a padronização definida pela legislação ambiental. Quando não tratados, os efluentes descartados pelas indústrias prejudicam a natureza, os ecossistemas e a saúde humana.
Sendo assim, realizar as análises de efluentes e atender os critérios definidos em legislação é a evidência de que a indústria respeita a natureza e a humanidade.

Por que fazer a análise de efluentes?
Uma empresa que faz a análise de efluentes demonstra, antes de tudo, responsabilidade e cuidado para com o meio ambiente. Cuidar da natureza é um compromisso que todos devem ter.
De maneira especial, empresas dos mais variados ramos e indústrias devem tomar à frente nesse comprometimento. O protagonismo deve vir de quem atua no desenvolvimento de produtos e na prestação de serviços para a comunidade.
Além disso, é fundamental destacar que a análise de efluentes figura entre as responsabilidades legais de uma empresa. a legislação mais conhecida é a:
? Resolução 430/2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama);

Além desta, existem diversas legislações estaduais e municipais, decretos e resoluções que tratam do tema. No estado de Santa Catarina, por exemplo, que é onde se encontra o Laboratório Terranálises, temos a Resolução CONSEMA Nº 181/2021.
Portanto, é fundamental que as empresas cumpram com as obrigações legais para não sofrerem penalizações previstas em lei.
Mas muito além disso, devemos sempre levar em consideração que a proteção ao meio ambiente é dever de todos. Cuidar dos recursos naturais é a garantia de saúde e qualidade de vida para todos.
Ao proteger a natureza, todos os seres inseridos naquele ecossistema podem usufruir dos benefícios. Plantas e animais aquáticos, animais terrestres que consomem as águas, e o próprio ser humano só têm a ganhar.
O impacto ambiental da emissão de efluentes industriais pode trazer graves prejuízos à saúde humana e animal. E não somente na localidade onde a indústria está presente, mas por todo o percurso onde ela pode atingir.
Alguns critérios devem ser levados em conta no momento de realizar os monitoramentos. Análises como temperatura, pH, nitrogênio e fósforo, metais pesados, cianetos, óleos e graxas e fenóis constam como os principais.

O ESG na rotina das empresas
A questão ambiental tem sido uma das mais importantes pautas observadas pelas empresas nas últimas décadas. Não somente no Brasil, mas em diversas partes do mundo, empresários de todos os setores têm atuado com mais firmeza nesta questão.
As ações de ESG, inclusive, estão entre as que mais crescem dentro das empresas. A sigla representa muito mais que um departamento, mas um reposicionamento das marcas perante a sociedade.
Do inglês Environmental, Social, and corporate Governance (Governança Ambiental, Social e Corporativa), o setor de ESG das empresas tem o foco na sustentabilidade. É uma forma de avaliar o impacto que ações de sustentabilidade geram nos resultados das empresas.
Os últimos anos foram cruciais para o crescimento dos investimentos no setor. Entre 2018 e 2022, houve um importante aumento de 12% nos investimentos em empresas que levam o ESG a sério.
As gestoras de recursos financeiros investiram capital em 68% de empresas que possuíam políticas voltadas ao meio ambiente. Atualmente, o investimento responsável subiu para 80%. Além disso, 35% desses investidores afirmam estar desenvolvendo um documento incorporando questões ESG.
Um levantamento realizado pela PwC mostra o impacto do ESG nos investimentos. 79% dos investidores entrevistados dizem que as práticas ESG influenciam na decisão de investir ou não. Quase metade deles defende a retirada de recursos de corporações que não disponham de ações ESG concretas.
O número de empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) que também contam com ações ESG aumentou. Em 2021, eram 40 empresas com atividades concretas voltadas à sustentabilidade e governança. Em 2022, o número chega a 46 organizações, havendo ainda acréscimo no número de setores, que pulou de 15 para 27.
O estudo da empresa de tecnologia SAP, Sustentabilidade na Agenda das Lideranças, mostra o avanço do ESG na América Latina. O levantamento contou com 400 executivos de companhias latino-americanas.
Os dados revelam que a preocupação com a natureza entre os empresários cresceu nos últimos anos. Atualmente, 69% das empresas iniciaram ou aceleraram práticas de sustentabilidade nos últimos, ante 46% em 2021.
O fenômeno da sustentabilidade avança no Brasil e no mundo, e nós, do Terranálises, estamos de acordo com essa mentalidade.

O Terranálises e a sustentabilidade
O Laboratório Terranálises contribui com a preservação do meio ambiente das mais diversas maneiras. Primeiramente, com os serviços prestados aos clientes, como prestador de serviço laboratorial.
O Terranálises Laboratório de Análises Ambientais realiza análises nas matrizes ambientais com qualidade e resultados confiáveis. Desta forma, o cliente pode tomar a decisão mais assertiva em relação aos seus processos, resíduos e efluentes gerados.
Além disso, nos comprometemos com a sociedade ao cumprir a nossa própria obrigação. Como empresa ecologicamente responsável, realizamos o tratamento dos resíduos gerados com os nossos serviços. Após as análises, damos a destinação adequada a eles.
O laboratório ainda dispõe de equipamentos de alta tecnologia e eficiência, que garantem maior controle sustentável. Equipamentos que reduzem a emissão de gases na atmosfera, além de uma estação própria de tratamento e contenção de resíduos.
Os efluentes gerados pelo Terranálises são canalizados em tubulação específica de descarte. A saída destes efluentes, é direcionada a estação de tratamento e contenção de resíduos. Nesta, os efluentes passam por processo de tratamento, reduzindo o contaminante por meio físico-químico.
Os gases gerados por equipamentos do nosso laboratório também são canalizados em tubulações específicas. Depois disso, são submetidos ao tratamento físico-químico pelo lavador de gases. Este tem o objetivo de converter vapores ácidos gerados em solução aquosa. Após a conversão, realiza-se a neutralização de tal solução aquosa para destino final adequado, sem prejuízos ao meio ambiente.
O foco da nossa responsabilidade é com os seres vivos e com a natureza, e também no sentido de garantir qualidade de vida às próximas gerações. Por isso, temos a questão da sustentabilidade como pilar cultural da nossa empresa.
Portanto, com o auxílio do Terranálises, empresas e indústrias podem contribuir com a preservação do meio ambiente.
Os tratamentos devem estar em concordância com o crescimento socioeconômico, contribuindo para a manutenção do meio. A natureza não é uma fonte inesgotável de recursos, e por isso deve ser preservada.


Sendo assim, entre em contato com o Terranálises, e solicite uma proposta comercial para fazer a análise de efluentes em sua empresa.

IR PARA NOVIDADES

Veja também