Análise de Solo - Terranálises

Divisão Agrícola

VOLTAR

Análise de Solo

Com o crescimento do agronegócio, torna-se fundamental a produção em larga escala com uma aplicação em quantidade correta de corretivos e adubos às plantas, garantindo seu desenvolvimento e formação saudável sem prejuízos financeiros e de tempo ao produtor. A análise de solo tem como objetivo quantificar os nutrientes disponíveis a partir da amostra de solo extraída. Com esses resultados poderá ser qualificado o solo e quantificado o calcário e adubação a ser aplicada.

Conhecer os nutrientes disponíveis no solo pode ser considerado fator determinante para que não seja aplicado em demasia ou em pouca quantidade, garantindo ao produtor maior rentabilidade e produtividade. 

O Terranálises, afirma seu comprometimento com a qualidade dos resultados gerados e seu processo de análise através da participação em ensaios de proficiência e interlaboratoriais de solo (Consulte em http://www.terranalises.com.br/qualidade).

A coleta da amostra de solos, é a primeira e fundamental etapa para se obter um resultado coerente com toda a área. Saiba a seguir, como fazer.

 terra_1

Amostragem de Solo

Método Tradicional

Seleção de Área

Para se coletar uma amostra de solo - amostra composta (formada pela mistura de 10 a 20 amostras simples), primeiramente é necessário dividir a gleba em lotes menores, levando-se em consideração a posição topográfica, cor do solo, cultura ou vegetação anterior, erosão, nível de fertilidade, profundidade, adubação e calagem anteriores. Em culturas perenes, levar em conta também, a variedade e a idade das plantas. Áreas com uma mesma cultura, mas com produtividade diferente, devem ser amostradas separadamente.

a_1

Coleta da amostra

De cada gleba, recolha em um saco plástico ou recipiente plástico limpo, sem o contato manual, amostras de terra coletadas da camada de 0 a 20 cm de profundidade, em 10 a 20 pontos distintos. Por ocasião da formação desta amostra composta, cada um desses pontos deverá contribuir com o mesmo volume de terra, de forma a conferir melhor representatividade da amostra a ser analisada.

O procedimento de coleta é muito simples, basta começar em um lugar (primeira amostra simples) e andar em ziguezague na área (Figura abaixo), onde cada ponto será uma nova amostragem simples.

Cada amostra deve ser identificada e o saco etiquetado com um número ou código.

b

Amostra Simples – é a porção coletada em cada ponto da gleba

Amostra Composta – é a existência homogênea das várias simples coletadas. Desta amostra composta é que se retiram cerca de 500 g para enviar para o laboratório

A profundidade de coleta da amostra é de 0-20 cm para a maioria das culturas. Porém, nas culturas perenes como: maçã, pêssego, nectarina, ameixa, uva, citros, etc... além desta, é necessário coletar uma amostra de 20-40 cm para se conhecer as condições do solo na profundidade e as  influências que irão exercer no crescimento das raízes, por exemplo, a acidez sub-superficial.

Método de pontos geolocalizados (interpolação);

O método de pontos é o mais utilizado na agricultura de precisão, pois permite a criação de mapas de interpolação com seus resultados.

Divida a área em grids homogêneos entre 1 e 3 hectares cada utilizando as coordenadas do GPS.

Para cada grid determine o ponto central a partir do GPS.

Colete uma amostra do ponto central e mais 10 a 20 amostras em torno do ponto central (em espiral ou círculo) cobrindo um raio de 7 a 12 metros em torno do ponto central

Coloque todas as amostras de uma área em um balde limpo.

Misture bem todas as amostras e retire a amostra final com cerca de 500gr de solo.

Cada amostra deve ser identificada e o saco etiquetado com um número ou código.

 Diversos materiais poderão ser usados na amostragem: pá de corte, trado, enxada. Desses materiais, os mais utilizados são: trado de rosca, holandês, sonda e pá de corte.

c

Quanto maior o número de amostras simples de uma área para formar a composta, mais preciso será a amostragem do solo. Não existe um número limitado de amostras simples para formar uma composta.

Analisamos amostras de:

  • Solo 

Análises realizadas

  • Macronutrientes;
  • Micronutrientes;
  • Granulometria (análise física);
  • Boro;
  • Enxofre;
  • Condutividade elétrica;
  • Extrato de saturação.

Selos de Qualidade